quinta-feira, 31 de março de 2016

Departamento Infantil






 O Departamento Infantil Da Nossa Igreja Convida, você e toda sua família para juntos Adorar ao Senhor.
 No nosso culto infantil que acontece nos 3 primeiros Sábados do Mês ás 15:00h. Grandes maravilhas tem feito o Senhor no nosso meio, venha e traga o seu filho.




Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!
 Provérbios 22:6



Reflexão - O Plano de Deus para família

O Plano de Deus para família 



Quando dizemos que Deus tem um plano para a família, significa que Ele não apenas é o seu autor, mas Seu orientador e abençoador. Encontramos na Bíblia inúmeros exemplos que mostram o governo de Deus sobre a família. Através da providência, dos mandamentos, das promessas e dos seus atos interventores, Deus tornou o casamento a mais duradoura e abençoadora de todas as instituições. É por isso que Ele odeia o divórcio e nos ensina a acreditar no milagre da restauração de um lar em crise. Assim sendo, quero convidar você a uma breve reflexão sobre alguns princípios que são verdadeiros pilares de edificação e sustentação da família. Lembramos que princípios não são teorias, mas verdades que quando aplicadas a vida, produzem transformação e felicidade. 




1.     O plano de Deus para família começa com o casamento – “Por isso deixa o homem pai e mãe e se une a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gn 2.24).


Vemos aqui que o casamento precede a família. Quem pretende constituir o seu próprio lar deverá deixar a casa do pai e da mãe. Observe que há certo ritual. Homem e mulher deixam a casa dos pais para que depois seja consumada a união, tornando-se assim os dois uma só carne. Muito embora o liberalismo diga que virgindade é mero tabu, a Bíblia continua dizendo o contrário. Assim como o sexo fora do casamento é adultério, antes do casamento é impureza: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; por que Deus julgará os impuros e adúlteros”(Hb 13.4). O casamento é digno de honra e incompatível com a mácula da impureza e do adultério. Manter-se virgem até o casamento e fiel durante todo casamento são prerrogativas indispensáveis para uma união longa e com qualidade.





2.     O plano de Deus para família implica em responsabilidade – “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15).


Josué era para Israel a principal liderança espiritual. Com autoridade de um grande líder, exorta seus contemporâneos à fidelidade a Deus e abandono da idolatria. Porém, quanto a sua família ele não se restringe a exortação. Josué chama para si a responsabilidade e diz: “Ainda que todos se desviem, eu e minha família serviremos ao Senhor”. Observe o que Josué está dizendo: “Eu respondo por mim e por minha família”. Josué é um exemplo de compromisso a ser imitado. É preciso que alguém se coloque na brecha da intercessão em prol da família. Sem liderança espiritual o lar desmorona. Deus estabelece através de homens e mulheres colunas espirituais que dão sustentabilidade ao lar em tempos de crise. Quando o rei Ezequias encontrava-se enfermo, Deus o exortou dizendo: “Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás” (II Rs 20.1). Isso significa dizer que nossa missão principal é por em ordem a nossa casa. Deus poderia ter dito pra Ezequias colocar em ordem o seu palácio, entretanto, a prioridade é a casa. Se você tivesse um único dia de vida, o que você faria? Certamente você gastaria com sua família.





3.     O plano de Deus para família implica em restauração – “Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti” (Mc 5.19).


O homem a quem Jesus mandou de volta pra casa (Mc 5.1-20) era um caso perdido. Tratava-se de um sujeito esquisito, que costumava frequentar cemitérios, normalmente era visto nu, cortava o próprio corpo com pedras e ninguém conseguia domá-lo, quebrando as correntes com a força e violência de um selvagem. Obviamente que de um sujeito assim ninguém tem prazer de dizer que é seu filho ou esposa. Acontece que esse homem esquisito, na verdade endemoninhado, encontrou-se com Jesus. O Senhor o libertou e o devolveu pra sua casa e pra sua família.


O diabo havia apostado tudo na destruição daquele homem e por consequência na desgraça de seu lar. Mas Cristo o alcançou e mudou sua vida. Deus estava restaurando e reconstruindo uma família inteira. Devemos reconhecer que em situações de crise, somente Deus pode promover um novo começo no casamento, nos relacionamentos familiares e em toda casa: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Sl 127.1).





4.     O plano de Deus para família é um plano de visitação – “Pois me convém ficar hoje em tua casa... Hoje, houve salvação nesta casa” (Lc 19.5,9).


Às vezes achamos que a nossa casa está precisando de uma nova pintura, de mais móveis, de uma nova televisão, e às vezes até pensamos que precisamos de uma nova casa. Na verdade o que precisamos mesmo é de uma visitação do Senhor. Enchemos nossas casas de muitas coisas, recebemos através da TV e da Internet muitas “visitas”, mas quase sempre não permitimos que o Senhor visite a nossa casa e participe da nossa intimidade. No caso de Zaqueu o Senhor não queria se relacionar com ele a distância. Queria mesmo era entrar na sua casa e na sua vida. Aquele que idealizou a família deseja visitá-la e se fazer presente no convívio familiar.


Depois de receber o Senhor com alegria (v.6), Zaqueu se dispôs a deixar para trás a velha vida de publicano (v.8). Foi aí então, que a visitação e presença do Senhor, desembocou numa grande bênção. O próprio Cristo declarou: “Hoje houve salvação nesta casa” (v. 9). Queira você também receber a visitação do Senhor na sua família, trazendo alegria, transformação, salvação e um novo começo: “Por que o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido” (v.10).





Conclusão:


O plano de Deus para a família começa com o casamento. Quem se casa deve está ciente da sua responsabilidade. Entretanto, por mais responsáveis que sejamos, precisamos reconhecer que somente Deus realiza o milagre da restauração. Por isso é indispensável que abramos as portas da nossa casa e do nosso coração para recebermos a Sua visitação. Pois quando o Senhor nos visita, na Sua presença há fartura de alegria, abandono do pecado e vida abençoada.





No amor de Cristo


Pr. Aurivan Marinho




Fonte http://congregacionalestancia.blogspot.com.br/

terça-feira, 29 de março de 2016

Reflexão - A GRAÇA DE DEUS

A GRAÇA DE DEUS 







(LUCAS 15.1-24)



Na medida em que lemos e meditamos o novo testamento “ principalmente os evangelhos “ em algumas ocasiões ou determinada situação o texto sagrado nos leva a pensar e a meditar. E o Cap.15 do evangelho de LUCAS nos leva e nos desperta a exatamente isso. O escritor vai nos relatar um de tantos encontros onde o protagonista de todo enredo vai nos confrontar através de sua GRAÇA MARAVILHOSA.

O texto vai dizer que: aproximavam-se de JESUS todos os publicanos e pecadores para o ouvir. Do outro lado na mesma cena um grupo de escribas e fariseus murmuravam entre si questionando o proceder de JESUS. Tendo em vista que pessoas excluídas, esquecidas, moribundas era um dos alvos preferidos de JESUS, coisa que para um “DOUTOR DA LEI” era INACEITÁVEL.
De uma forma peculiar e magnifica é como que JESUS fizesse um resumo do que é o verdadeiro evangelho em apenas 3 parábolas: (ovelha perdida, dracma perdida, filho pródigo)

1-      Jesus contraria toda lógica “humana” de administração (ver 4)
Toda e qualquer pessoa em sã consciência teria no mínimo o senso de que: ” é quase loucura largar 99% garantidos, e correr atrás de duvidosos e incertos 1% “. A linguagem que JESUS usou e usava em certas ocasiões levava o público que o cercava a colocar suas mentes para trabalhar. Logo em muitas dessas reuniões ele “ JESUS “ preferia ministrar por parábolas, tendo em vista que a linguagem utilizada na ocasião seria de melhor assimilação. Mais não era isso que acontecia na maioria das vezes. Talvez os doutores da Lei “ escribas e fariseus “ não engolissem essa história de ir atrás de quem não merece “ ovelha perdida “ até porque padecer e pagar caro pela desobediência seria a melhor forma de mostrar a um pecador que ele não merece nada mais além de desprezo. Porém o Mestre JESUS não é igual aos demais.
É importante destacar que esse auditório que cercava JESUS e um tipo de auditório que ao longo dos anos se repete e porque não dizer que esse é o auditório de tantas igrejas em pleno século 21?

2-      Não existem pessoas de menor valor existem pessoas carentes da graça de DEUS.
Como se não bastasse JESUS agora conta que uma mulher tinha 10 dracmas e que vindo a perder 1 dracma Ela muito luta e se esforça afim de encontrar aquela dracma que se perdeu. Jesus usa figura de uma dracma (moeda grega de menor valor comercial) a questão é: vale a pena lutar tanto por apenas 1 dracma? Será que vale a pena se esforçar tanto por algo que não tem valor? De uma forma incrível e espantosa JESUS conclui dizendo que ao encontrar aquela moeda sem valor a mulher faz uma grande festa e junto se alegra com amigas e vizinhas. É nessas horas que os corações daqueles e tantos religiosos transbordam de indignação pelo fato de que; além de não valer nada se alegrar com tão pouco não faz sentido para aqueles onde o coração é enraizado e coberto de soberba. E concluindo JESUS diz que do mesmo modo há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. (Nessa hora foi caco de religioso pra tudo quanto é lado)

3-      Não existe pecado tão profundo onde a GRAÇA não seja mais profunda
Por fim JESUS conta uma parábola onde talvez foi ponto máximo daquela incrível reunião. JESUS fala de um jovem moço que insatisfeito com a vida que levava pediu a seu pai que lhe desse a parte que lhe cabe da herança e assim que ele recebeu tudo que era seu por direito ele vai para uma terra distante. Ali o jovem gasta tudo, jogado aos prazeres carnais e mundano ele gastou tudo o que tinha até chegar ao fim do poço. Já não tinha amigos, família o que lhe restava naquela hora era a solidão e seu pecado que lhe castigava e o apontava como grande culpado. É nessa hora que ele decide voltar para casa e arriscar um novo recomeço. Com o coração cheio de dúvidas, apreensivo, arrependido, maltratado, castigado ele então vai para casa. E na medida que se aproximava de sua casa seu coração acelerava preocupado em saber qual seria a reação de seu Pai. Quando de repente ele ainda vinha longe o seu pai o avista e correndo o abraça e beija e o recebe com grande alegria porque aquele que tinha se perdido voltou.

É nessa hora que JESUS causa espanto em todos simplesmente pelo fato de que aquele que menos merece, aqueles que não valem nada, estes sim são merecedores da graça de DEUS.
A graça de DEUS não depende da vontade humana, ela é incondicional, a GRAÇA de DEUS é maravilhosa, restauradora, é ela que nos nivela e nos coloca no mesmo patamar de servo. É através da graça que os céus se enche de festa ao ver uma ovelha caída, desgarrada, perdida, voltando nos braços do PAI que é JESUS. É através de sua Graça maravilhosa que ele nos assiste sendo nós pequenos, sem valor.

“EMBORA NÃO HAJA NINGUÉM QUE FAÇA O BEM E QUE NÃO PEQUE, E EMBORA OS MELHORES DOS HOMENS POSSAM, DEVIDO AO PODER E AO ENGANO DAS CORRUPÇÕES QUE NELES HABITAM E A TENTAÇÃO QUE PREVALECE, CAÍREM EM GRANDES PECADOS E PROVOCAÇÕES, DEUS POR MEIO DO PACTO DA GRAÇA, TEM PROVIDENCIADO DE MANEIRA MISERICORDIOSA QUE OS CRENTES QUE ASSIM PECAM E CAEM SEJAM RESTAURADOS ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO.”


                                               
                                                                                                                       silvinho










segunda-feira, 28 de março de 2016

Salmos e Hinos 

 Salmos e Hinos   



O Hinário Salmos e Hinos foi organizado pelo casal
Dr. Robert Reid Kalley (médico e pastor escocês)
Sarah Poulton Kalley (missionária e musicista inglesa).




     Tendo vindo ao Brasil em 10 de maio de 1855, o recém-chegado casal Dr. Robert e Miss. Sarah Kalley logo fundou a Igreja Evangélica Fluminense e Pernambucana - primeiras atividades da Igreja Evangélica em língua portuguesa no Brasil. Não poderia ser diferente... Nossa Igreja Congregacional tem os Salmos e Hinos como sua coletânea oficial de cânticos.

     O Hinário foi publicado em 1861 com 50 cânticos (18 Salmos e 32 Hinos), e manuseado,  pela  primeira vez, em 17 de Novembro de 1861 - seis anos depois da chegada do casal ao Brasil.  Naquela oportunidade foi cantado o hino nº 609 (Convite aos Meninos), cuja autoria é atribuída aSarah Kalley. Esta coleção foi a primeira coletânea de Hinos Evangélicos em língua portuguesa, organizada no Brasil. 21 anos foi quanto durou o ministério do casal abençoador do povo brasileiro da época e, como foi transmitido através do Espírito Santo de Deus, perdura até nossos dias(150 anos depois), e continuará - uma vez que se trata da Palavra de Deus - entoada nos cânticos.
     Em sua 2ª edição, no ano de 1865, já continha 83 cânticos. Nas edições posteriores foram sendo acrescentados diversos hinos – tanto que em 1919 já contava com 608 músicas, cuja edição foi organizada pelo Dr. João Gomes da Rocha, que foi o principal responsável pela publicação daquela coletânea.
     Nosso Hinário contém melodias de diversas origens como Brasileira,PortuguesaAlemãAustríacaEspanholaFrancesaInglesa,Americana, dentre outras. Ele apresenta uma diversidade que o torna ainda mais rico do ponto de vista musical.
     Em meados do século XX o Hinário passou por uma importante revisão realizada por uma equipe de especialistas em música, tornando a coletânea ainda mais funcional para ser utilizada em nosso dia-a-dia, com a sua textualidade de versos aprimorada.
     Graças damos a Deus por homens mulheres que trabalharam desde o início até agora para a preservação do nosso Salmos e Hinos. É certo que o Senhor a muitos já chamou. A nós cabe preservarmos este tesouro musical e poético.
      Os Salmos e Hinos foi, inclusive, usado como primeiro Hinário por diversas denominações.

Com 677 Cânticos, é considerada uma das mais belas coleções de Hinos já produzida para o Cristão-protestante do Brasil. Hoje está na sua 5ª edição, e contém 28 Salmos622 Hinos 27 Coros.  


Salmos Hinos Em PDF :








Reflexão-O PERFIL DE UM LÍDER

O PERFIL DE UM LÍDER 



O apóstolo Paulo é uma das figuras mais marcantes do novo testamento sendo bem constante naquilo que fazia tornou-se o maior doutrinador das escrituras “depois de JESUS”.  Em seu ministério deixou alguma marcas e ensinamentos valiosíssimos de como ser um verdadeiro Líder. Paulo não era perfeito “ nem mesmo como líder “ Ele foi um Homem de personalidade marcante em vários aspectos. E como líder Cristão podemos citar pelo menos 3 aspectos de sua personalidade e caráter.


1-      HUMILDADE

Apesar dos grandes feitos e realizações que ele conseguiu ao longo de seu ministério aos gentios, Paulo era extremamente HUMILDE. Ele tinha uma profunda consciência de suas limitações e do quanto ele tinha que melhorar “ Fp 3.12-14 “. E isso talvez era algo muito latente em seu coração e uma das razões para que isso acontecesse era pelo fato de seu vergonhoso passado e da forma como o Senhor Jesus havia se mostrado gracioso para com ele, transformando um dos maiores perseguidores da igreja em Apóstolo e ministro do EVANGELHO. “1 CO 12.7”. Contudo ele mesmo “ PAULO “ declarou que esse pensamento sobre seu passado não seria suficiente para mantê-lo humilde, de maneira que DEUS permitiu que um problema sério o afligisse, para que sua vaidade não o dominasse “ 2 CO 12.7 “.
A humildade anula a possibilidade da projeção humana. Tendo em vista que um líder que se coloca como o centro das ações e atenções ele tende a querer impor seus interesses pessoais onde na maioria das vezes beneficia a si mesmo e em nada glorifica a DEUS.

2-      RENÚNCIA

Outra grande marca da liderança de Paulo foi o seu desprendimento dos seus próprios desejos ou necessidades em prol do evangelho. Ele abriu mão de seus costumes e preferências pessoais em muitas ocasiões. Ele vivia em um contexto de conflito religioso onde havia divisões em todos os sentidos, porém ele entendia que a prioridade era a paz da igreja e aceitou abrir mão de suas tradições e de seus costumes afim de servir com empenho e amor a todos que o cercavam.
Uma liderança que renuncia os seus próprios interesses e estimula os outros a renunciar sem dúvida vai obter um resultado não só satisfatório como também glorificará a DEUS.

3-      OUSADIA

A humildade e a abnegação cristãs de Paulo não devem ser confundidas com frouxidão de caráter ou um espírito tímido e temeroso. Pelo contrário, seu ministério foi marcado por ousadia, firmeza e destemor. EXEMPLO:
Quando precisou tratar de um grupo de insubordinados em Corinto, que insinuavam que o apóstolo era ousado somente nos seus escritos, mas pessoalmente um FRACO. Paulo deixou bem claro que sabia usar de firmeza para disciplinar a rebeldia “ 1 CO 4.18-21; 2 CO 13.2,10; 10.10 “ Com convicção e ousadia, afirmou que estava disposto a visitar pessoalmente aquela igreja e confrontar seus detratores.
Poucas coisas podem arruinar uma liderança quanto o temor de homens “ PV 29.25 “. Um líder que age sob o efeito do receio daquilo que seus liderados podem pensar dele ou que outros vão dizer se não tiver determinado resultado, ou que seja incapaz de repreender um liderado, jamais poderá liderar plenamente.
Paulo em seu ministério nos mostra alguns princípios de liderança e que podem contribuir para nossa caminhada cristã. Logo Paulo foi sujeito a erros como qualquer outro ser humano foi e sempre será. Temos porém através de Cristo Jesus um homem cujo ministério dedicou-se a servir, amar, lutar, padecer, sofrer em prol do evangelho. O grande Líder Paulo assim como o nosso Senhor e salvador JESUS CRISTO nos mostra que o maior líder é a aquele que independente das adversidades será sempre SERVO para Glória de DEUS.

                                                                                                             

                                                                                                                          Silvinho








Avanço Missionário

   

 Avanço Missionário




No próximo final de semana será realizado mais um Avanço Missionário. Dessa vez iremos anunciar as Boas Novas na cidade de Gravatá em parceria com a UIECB. Ainda não aconteceu nada, mas já podemos ver a mão de Deus sobre nós. Tudo já está pronto! O que nos resta agora é agradecermos a Deus por sua provisão, por seus cuidados e pelas vidas que ouvirão o Evangelho.
     Só não devemos esquecer que será mais uma batalha, que devemos estar prontos como soldados que se preparam para uma guerra. Que todos estejam com o mesmo pensamento: “Que vidas se rendam ao Senhor Jesus”.
     Oremos então para que, o Santo Espírito do Senhor vá adiante de nós e nos dê direção, encha as nossas bocas com palavras sábias e que preguemos o Evangelho com autoridade.

Venha e participe!


"IDE POR TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA" Mc 16.15








domingo, 27 de março de 2016

EBD Especial de Páscoa

Neste Domingo 27 de Março comemoramos em uma EBD Especial a Páscoa com um lindo culto de adoração ao Senhor.
































“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, 
para que todo aquele que  nele crê não pereça, 
mas tenha a vida eterna”.
(Jo 3.16) 

quinta-feira, 24 de março de 2016

Rádio ALIANÇA Congregacional






Estamos implantando a Rádio ALIANÇA Congregacional, por enquanto estamos com uma programação de musicas, mais em alguns dias estaremos com a nossa grade de programas fechada, com nossos patrocinadores e informações sobre nossos departamentos e eventos denominacionais entre outros.
radio1
Estaremos também mudando o Layout desta pagina, como falamos estamos em fase de implantação mais queremos desde já que vocês possam participar conosco dando sugestões interagindo conosco, para isso em nossa Rádio na parte inferior temos um chat onde você pode pedir musicas e fazer alguns comentários e todos terão acesso a eles.
Queremos pedir também que ao acessar esse site de um legal  para que possamos somar pontos e a nossa radio fique em um preço acessível, quanto mais pessoas votarem legal o preço de nossa rádio diminui.
radio 4
Para acessar a Rádio ALIANÇA Congregacional click no link abaixo ou instale o Aplicativo para Andoid.
Ir para Site  –  Rádio ALIANÇA Congregacional
Baixar APP  –  Rádio ALIANÇA Congregacional   Obs: na opção SEGURANÇA ative fontes desconhecidas.
Deus Abençoe!